Esse artigo traz um flash de como o Digital Branding chegou à minha vida e reinventei minha carreira e a minha marca pessoal na era digital.
Ano 2015, São Paulo, Brasil. Uma jornalista com mais de três décadas de carreira na comunicação caminhava sobre uma laje de luxo de um grande grupo de comunicação. Era uma tarde de sol. A agência fervilhava de trabalho. Acabara de conquistar uma grande conta de beleza e cosméticos. Sob seus cuidados havia uma equipe de jornalistas, assessores de imprensa, para coordenar com muito entusiasmo, apesar do cansaço pela enorme quantidade de atividades.
Olhou no relógio do computador que marcava 15h30. Ouviu:
— Catarina, por favor, venha até a sala de reuniões.
A sala era um grande aquário e de fora se via tudo o que acontecia no seu interior.
Antes de entrar, ela avistou seu diretor, profissional com quem tinha grande afinidade e admiração, e, sentado ao seu lado, o dono da agência. Pensou:
— Oba! Ganhei mais uma conta!!!
Só que não! Logo ao entrar na sala percebeu que não era bem isso… O diretor estava de cabeça baixa e o big boss altivo e imponente, como sempre.
Então, após os cumprimentos habituais, ouviu um sonoro:
— Passe no RH!
Perplexa respondeu, apenas…
— Tá!
Essa sou eu, ou ERA EU, vestindo mais uma camisa corporativa, daquela vez, seria a última!
Naquele instante, fiquei sem ar, por alguns segundos, mas pensei, baixinho, internamente…
— Ufa! Enfim, acabou…
Foram longos meses de assédio. Enfim, eu não seria mais vitimizada. Apesar de ter provas, na época, não levei o processo adiante e não denunciei. Hoje, com certeza, faria diferente…
Você pode vestir a camisa da empresa para a qual trabalha ou empreende, mas não se esqueça de colocar a sua por cima!
Inicio da minha marca pessoal na era digital
Sempre fui apaixonada pelo Linkedin, desde que era usado somente como um receptáculo de currículos. Acostumada a fazer clippings para os clientes das agências onde trabalhei, eu aproveitava para postar as principais matérias da semana, na plataforma. Assim, meu perfil foi se tornando cada vez mais conhecido e passei a compartilhar, também, dicas de comunicação e vagas de empregos na área.
Fiz para mim o que sempre fiz para os outros e vi os resultados!
Repaginei meu perfil com todo o capricho. O mesmo que oferecia aos meus clientes. Fiz um banner (header) bem legal e vendedor, novas fotos profissionais, título, experiências, competências e outros campos que acabei inserindo para alavancar meu perfil. Aquele tímido clipping que costumava enviar para os clientes se transformou em posts com pautas elaboradas estrategicamente. Fui ganhando audiência seleta e qualificada, a construção da minha marca pessoal no digital se consolidou como um diferencial competitivo.
Logo passei a receber telefonemas e mensagens de interessados no meu trabalho para transformar perfis e produzir conteúdo.
Método para criar ou fazer decolar sua marca pessoal
Sempre gostei de ensinar, dar autonomia para as pessoas tomarem suas próprias decisões. Comecei a explicar o modus operandi para cada um que entrava em contato até que certo dia alguém falou, em tom crítico:
— Nossa! Como você é metódica!
E eu, que sempre acreditei nos sinais, percebi claramente que esse era um sinal. Metódica, método… Hum… Eu tinha um método.
Ótimo! Estudei, pesquisei, profissionalizei. Criei o Método de Mentoria Digital — Digital Branding — para empresas e profissionais. Resumi tudo o que alguém precisaria saber sobre como construir a marca pessoal e distribui em sessões on-line. Trouxe todo meu aprendizado de assessoria de imprensa, criação de conteúdo, publicações, media trainning, entre outros treinamentos, para minha própria empresa.
A partir de conceitos simples e básicos, ofereço um método tailor made para construção de Marca Pessoal e/ou Corporativa. Costumo brincar com meus clientes que viro sócia da Marca deles…
Nos últimos seis anos o método cresceu e evoluiu com muita escuta ativa, experimentação e lapidação. Me mantive aberta e sem reservas para aprender com o universo particular e infinito que cada cliente trazia e traz em sua bagagem.
Continuei a fazer o que sempre fiz, mas de forma totalmente diferente!
Em poucos anos, lapidei e desenvolvi vários infoprodutos a partir das mentorias com muito foco. Ouvi necessidades, críticas construtivas e ideias de meus clientes, sem reservas.
Apresento aos meus alunos e clientes a Visão de Garimpeiro. Com a peneira em mãos e olhos nas pepitas, o garimpeiro nem percebe que está em meio à lama. Enxerga o lado bom, o resultado e não o trajeto enlameado. Mostro às pessoas, principalmente às mais maduras, que está na hora de ver tudo de bom que aprenderam e provoco (muito!), para elas próprias mudem seu mindset…
Um grande tiro no pé que os profissionais sêniores costumam dar sem perceber é achar que tudo o que fizeram até o momento não serve para mais nada. Que ficaram ultrapassados, seu conhecimento sem serventia e que ninguém mais se interessaria pelo que eles sabem. É um grande erro!
Será que não está na hora de começar a devolver o conhecimento adquirido para a humanidade?
Muitas vezes, nem é preciso reinventar a roda. Posso dizer, francamente, que na maioria das vezes, basta olhar para você como se fosse outra pessoa, sem emoção, só observe…
Veja o quanto aprendeu, o quanto se transformou depois das quedas, como está se levantando mais rapidamente devido às experiências e às cicatrizes que adquiriu ao longo da jornada. Pense em como sua experiência de vida e profissional pode ser útil para as pessoas. Aí está o pulo do gato!
Respondendo a pergunta que fiz acima, sim! Devolva para a humanidade o que aprendeu ao longo da sua jornada. Ajude outras pessoas a não consumirem seu próprio tempo em tentativas e erros desnecessários. Mostre o caminho, o SEU caminho, o SEU olhar sobre o conhecimento.
Você é único, não se esqueça. O que você viveu só você sabe.
E outra coisa… Vou contar para você que as pessoas têm muito interesse em conhecer suas experiências, viu?!
Esse artigo é um recorte do livro “Estou na Rede, Logo Existo – Digital Branding”. O livro reúne 10 autores, meus mentees, profissionais que alcançaram seus objetivos e tiveram sucesso com o Personal Branding. Mostra, entre outras coisas, que a MARCA PESSOAL é diferencial competitivo e pode ser vital para profissionais da Era Digital.
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