Vivemos em um mercado de trabalho e ambiente de negócios repleto de oportunidades. Tem lugar para todos. Por isso, construir a Marca Pessoal e potencializa-la é imprescindível para quem quer ter sucesso na carreira, dentro ou fora do mundo corporativo.
A reputação tão difícil de construir e tão fácil de manchar, está ligada intimamente à medida certa da exposição da Marca. Nem mais, nem menos. Use a sensatez.
Para estabelecermos autoridade como formadores de opinião precisamos criar uma boa estratégia de comunicação focada na expansão estratégica da Marca para trazer oportunidades de negócios certeiras.
Ter muitos seguidores e reforçar o marketing digital não é o suficiente para alcançarmos o diferencial em meio à tantos influenciadores. Muitos perfis que congregam milhares de seguidores, em qualquer plataforma, sequer monetizam ou proporcionam uma agenda cheia para o profissional. Mas não é uma regra matemática!
Quando se trata de comunicação, não podemos nos basear somente me números. Claro que se seguirmos o funil de vendas quem tem mais seguidores tem mais visibilidade e mais chances de negócios.
Conheço inúmeros profissionais de sucesso que tem suas redes bem enxutas. Qual é o segredo?
Para construir a marca pessoal é necessário fazer conexões certas! Para isso usamos muito feeling e um Mapa de Stakeholders bem feito! Sem usar a matemática dos números, existem algumas estratégias que podem dar a potência que você precisa para seus perfis.
7 Passos básicos para construir a marca pessoal
1. Construir a Marca Pessoal vai além de popularizá-la
Comece aos poucos, construindo sua autoridade e reputação online lentamente e estrategicamente. A base é um importante alicerce de uma Marca forte. Às vezes, poucas pessoas veem seu post, mas você consegue engajar AQUELA pessoa importante para você!
2. Para construir a Marca Pessoal concentre esforços
Não saia por ai atirando em muitos alvos ao mesmo tempo. Escolha uma ou duas plataformas e invista fortemente. Entenda e domine seus algoritmos. Conheça os usuários de cada uma delas e estabeleça laços genuínos com os usuários e seus seguidores. Cultive:
- Estratégias de negócios
- Gestão da sua carreira
- Seja um líder confiável em seu setor
3. Descubra seu nicho de atuação
O que você faz muito bem? Como é reconhecido? O que você faz com facilidade e tem resultados excepcionais? Lembre-se dos elogios que recebia da sua família, na escola, dos amigos… eles evidenciavam seu talento e você nem percebia…
Enfim, direcione seu precioso tempo para construir sua reputação em torno dos temas pelos quais você deseja ser reconhecido e deixe as pessoas saberem disso.
4. Conhecer seu público-alvo é fundamental
Talvez você atue no seu nicho há muito tempo, mas não tenha uma visão abrangente do seu público. Vejo isso acontecer com bastante regularidade. Você pode precisar de um mapa de stakeholders para te ajudar nessa construção, sabia?!
5. Estabeleça sua voz, o seu lugar de fala
Depois que tiver seu público-alvo bem definido comece a produzir conteúdo, mas não aleatoriamente. Faça listas de temas, listas de palavras-chave, faça benchmark para estudar o mercado e entender o que estão falando, leias as notícias veiculadas nos principais órgão de imprensa e publicações do seu setor. Converse, troque figurinhas, com profissionais de sua área.
Mostre o que você sabe fazer, o que você acredita e seus talentos. Construa sua linguagem própria, sua maneira personalizada de se comunicar.
6. Relacione-se sem travas!
Assim que você tiver escolhido uma ou duas mídias, e eu sugiro que uma delas seja o Linkedin, passe a ser ativo publicando conteúdo com regularidade e interagindo com seu público de leitores. Curta, comente e compartilhe o conteúdo deles também. É o princípio básico da empatia.
7. Aposte nos atributos pessoais e nos talentos que você pensa que não tem!
Soft skills são habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho atual. Compaixão, empatia, confiabilidade, ética, por exemplo e são mais buscados do que hard skills como qualificações, credenciais e experiências anteriores que demonstram sua expertise em seu nicho de atuação.
Ter uma marca pessoal de credibilidade é bem diferente de ser celebridade online
Como otimizar o perfil no Linkedin na prática e estabelecer uma Marca forte, credível e respeitada leva tempo, exige esforço, dedicação e técnica. Cultivar uma Marca Pessoal com seriedade é sinônimo de autoridade e reputação sólida que as pessoas reconhecem e confiam.
Ser influenciador não significa criar personas e marcas online usando as mídias sociais. Tem muito mais técnicas ai!
Para muitos influenciadores, o principal objetivo é atrair seguidores leais para aproveitar a oportunidade de ganhos potenciais, relacionamentos com marcas corporativas relevantes, produtos gratuitos e status de celebridade online.
Em virtude de ter um número substancial de seguidores, a autoridade de alguns influenciadores de mídia social, muitas vezes, está baseada em sua capacidade de influenciar seguidores para que comprem um produto, usem um serviço ou apoiem marcas ou ideais.
Ser uma celebridade online é uma das moedas da era digital, mas não devemos reduzir a grandeza da nossa marca pessoal somente às métricas de mídia social.
Nem todos estão na mídia social para conseguir um emprego, vender produtos e serviços tangíveis. Existem muitas pessoas que estão investindo na autoridade e credibilidade da sua Marca. Ponto.
Lembre-se de que as redes sociais são apenas uma das formas de comunicar sua marca ao público. Elas não devem substituir os encontros pessoais, as participações e eventos, os bate papos…
Eu fiz a transição digital. Você também pode fazer!
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