10 dez Personal branding – 10 passos para construir sua reputação
Construir uma carreira sólida e confiável é o que fará com que as pessoas queiram trabalhar com você, contratá-lo e respeita-lo como profissional.
O conceito personal branding foi introduzido em 1997, pelo especialista em gestão, Tom Peters, para propor o uso de técnicas de comunicação e marketing, comumente utilizada para desenvolver e consolidar marcas, para pessoas construírem sua marca pessoal.
Você é a sua maior e melhor marca. Invista!
Uma marca pessoal bem definida diferencia você do restante da multidão – Não dá para criar uma marca pessoal sem antes construir uma reputação e para isso é preciso ter credibilidade. Uma boa reputação é criada à medida que somos percebidos pelos acertos ao longo da nossa trajetória profissional. Existem alguns caminhos:
10 passos para construir uma boa reputação:
- O que o motiva? Qual é a seu propósito?
- Deixe bem claro qual é a reputação que quer criar
- Adote uma postura profissional que vá ao encontro da reputação que você está construindo
- Imprima sua marca pessoal. Mostre quem você é e quais são as suas capacidades
- Espelhe-se em um profissional que admira
- Peça recomendações para superiores que já trabalharam com você. Depoimentos geram credibilidade
- Desenvolva relacionamentos. Seja autêntico e transparente criando uma rede de contatos verdadeira
- Não procure seus contatos somente quando precisar. Mostre-se como um solucionador de problemas. Relacionamento é uma via de mão dupla
- Um blog pode ser um excelente meio de comunicação e construção de marca, desde que seja atualizado frequentemente com conteúdo alinhado com a imagem que você está construindo
- Postar um video CV no seu canal do YouTube é uma ideia original para construção da marca pessoal. Com baixo custo e fácil de produzir e compartilhar. Porém tome cuidado porque um vídeo mal feito também pode prejudicar a sua credibilidade
Respondendo essas 10 questões você descobrirá o que o motiva e terá sua proposta única de valor – seu diferencial diante da multidão.
Para se aprofundar no tema indico 2 livros:
- A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro, do palestrante Alexandre Prates. Para facilitar o processo de construção de marca e reputação, o coach Alexandre Prates chegou a seguinte fórmula para identificar o valor da reputação de um profissional no mercado de trabalho:
R = (TC + RC + EA) + IV x IP
Reputação = (Tempo de carreira + Experiência adquirida + Resultados conquistados) + Investimento em Você x Imagem pessoal
No livro, o autor fala, também, sobre as 5 inteligências dos profissionais do futuro: empreendora, inspiracional, mercadológica, relacional e potencial.
2. Personal Branding – Construindo Sua Marca Pessoal, escrito pelo especialista em estratégia e branding, Arthur Bender. O livro explica como administrar e potencializar sua marca pessoal, ampliar valor no mercado e construir sua reputação pessoal.
Arthur falou sobre construção da marca pessoal em entrevista para o programa Mundo Corporativo da CBN:
Redes Sociais. Vilãs ou aliadas?
14 dicas do Vagas.com
As redes sociais são ótimas oportunidades para criar reputação e construir sua marca pessoal. Elaborar e publicar um perfil são apenas pontos de partida. A página precisa de estratégia, cuidado e manutenção constante. Além do mais, as plataformas de rede social tem suas características próprias e é preciso conhece cada uma. Para ter sucesso na construção da sua marca on-line o www.vagas.com recomenda:
- Não pense que você está apenas entre amigos
- Pense no tipo de informação que você vai dar a respeito da sua vida
- Tome cuidado com o que pode ser mal interpretado
- Evite assuntos polêmicos
- É óbvio, mas sempre bom reforçar: passe longe dos preconceitos, inclusive em piadinhas prontas de internet
- Rede de trabalho é rede de trabalho
- Atualize suas informações sempre
- Conecte-se a pessoas que você realmente conhece
- Transparência nas informações
- Escolha bem a hora de abordar seus defeitos
- Olha o português
- Coloque-se no lugar do outro
- Cuidado com as críticas que faz à empresa atual (e às anteriores)
- Seja cordial
Enfim, on-line ou off-line, reputação é reputação! Portanto, lembre-se que um erro cometido fora da internet pode acabar nas mídias sociais em um piscar de olhos. Por isso gerencie sua reputação de forma integrada e com transparência independentemente do canal.
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