Comunicação para Negócios | Pierangeli | Personal branding – 10 passos para construir sua reputação
451
post-template-default,single,single-post,postid-451,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-12.1.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

Personal branding – 10 passos para construir sua reputação

Personal branding – 10 passos para construir sua reputação

Construir uma carreira sólida e confiável é o que fará com que as pessoas queiram trabalhar com você, contratá-lo e respeita-lo como profissional.

O conceito personal branding foi introduzido em 1997, pelo especialista em gestão, Tom Peters, para propor o uso de técnicas de comunicação e marketing, comumente utilizada para desenvolver e consolidar marcas, para pessoas construírem sua marca pessoal.

Você é a sua maior e melhor marca. Invista!

Uma marca pessoal bem definida diferencia você do restante da multidão – Não dá para criar uma marca pessoal sem antes construir uma reputação e para isso é preciso ter credibilidade. Uma boa reputação é criada à medida que somos percebidos pelos acertos ao longo da nossa trajetória profissional. Existem alguns caminhos:

10 passos para construir uma boa reputação:

  1. O que o motiva? Qual é a seu propósito?
  2. Deixe bem claro qual é a reputação que quer criar
  3. Adote uma postura profissional que vá ao encontro da reputação que você está construindo
  4. Imprima sua marca pessoal. Mostre quem você é e quais são as suas capacidades
  5. Espelhe-se em um profissional que admira
  6. Peça recomendações para superiores que já trabalharam com você. Depoimentos geram credibilidade
  7. Desenvolva relacionamentos. Seja autêntico e transparente criando uma rede de contatos verdadeira
  8. Não procure seus contatos somente quando precisar. Mostre-se como um solucionador de problemas. Relacionamento é uma via de mão dupla
  9. Um blog pode ser um excelente meio de comunicação e construção de marca, desde que seja atualizado frequentemente com conteúdo alinhado com a imagem que você está construindo
  10. Postar um video CV no seu canal do YouTube é uma ideia original para construção da marca pessoal. Com baixo custo e fácil de produzir e compartilhar. Porém tome cuidado porque um vídeo mal feito também pode prejudicar a sua credibilidade

Respondendo essas 10 questões você descobrirá o que o motiva e terá sua proposta única de valor – seu diferencial diante da multidão.

Para se aprofundar no tema indico 2 livros: 

  1. A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro, do palestrante Alexandre Prates. Para facilitar o processo de construção de marca e reputação, o coach Alexandre Prates chegou a seguinte fórmula para identificar o valor da reputação de um profissional no mercado de trabalho:

R = (TC + RC + EA) + IV x IP

Reputação = (Tempo de carreira + Experiência adquirida + Resultados conquistados) + Investimento em Você x Imagem pessoal

No livro, o autor fala, também, sobre as 5 inteligências dos profissionais do futuro: empreendora, inspiracional, mercadológica, relacional e potencial.

2. Personal Branding – Construindo Sua Marca Pessoal, escrito pelo especialista em estratégia e branding, Arthur Bender. O livro explica como administrar e potencializar sua marca pessoal, ampliar valor no mercado e construir sua reputação pessoal.

Arthur falou sobre construção da marca pessoal em entrevista para o programa Mundo Corporativo da CBN:

 Redes Sociais. Vilãs ou aliadas?

14 dicas do Vagas.com

As redes sociais são ótimas oportunidades para criar reputação e construir sua marca pessoal. Elaborar e publicar um perfil são apenas pontos de partida. A página precisa de estratégia, cuidado e manutenção constante. Além do mais, as plataformas de rede social tem suas características próprias e é preciso conhece cada uma. Para ter sucesso na construção da sua marca on-line o www.vagas.com  recomenda:

  1.  Não pense que você está apenas entre amigos
  2. Pense no tipo de informação que você vai dar a respeito da sua vida
  3. Tome cuidado com o que pode ser mal interpretado
  4. Evite assuntos polêmicos
  5. É óbvio, mas sempre bom reforçar: passe longe dos preconceitos, inclusive em piadinhas prontas de internet
  6. Rede de trabalho é rede de trabalho
  7. Atualize suas informações sempre
  8. Conecte-se a pessoas que você realmente conhece
  9. Transparência nas informações
  10. Escolha bem a hora de abordar seus defeitos
  11. Olha o português
  12. Coloque-se no lugar do outro
  13. Cuidado com as críticas que faz à empresa atual (e às anteriores)
  14. Seja cordial

Enfim, on-line ou off-line, reputação é reputação! Portanto, lembre-se que um erro cometido fora da internet pode acabar nas mídias sociais em um piscar de olhos. Por isso gerencie sua reputação de forma integrada e com transparência independentemente do canal.

No Comments

Post A Comment